Um Pouco Sobre Carl Sagan

02/06/2011 16:28

Astros e estrelas

Quando Carl Sagan, ainda criança, ganhou seu primeiro cartão de empréstimo de uma biblioteca, correu para pedir um livro sobre estrelas. Ele mesmo conta que lhe deram um cheio de retratos de homens e mulheres, com nomes como Clark Gable e Jean Harlow. Eram estrelas de Hollywood.

Quando finalmente obteve o livro certo, ficou surpreso ao descobrir que as estrelas eram sóis distantes. Ele descobriu que o Sol também era uma estrela, só que estava mais perto, e que a Terra era um planeta girando em volta do Sol.

A pergunta “o que são estrelas?” está em cada um de nós – desde criança. Gostamos comparar estrelas com coisas terrenas, como lugares e principalmente pessoas. Adoramos quando alguém diz que somos pedacinhos delas. Faz parte da nossa necessidade de se sentir integrado ao Cosmos – como de fato estamos.

Nesta nova seção do Zênite vamos falar sobre astros e estrelas de verdade. Assim como nas entrevistas com celebridades, vamos trazê-las o quanto possível para perto do leitor. Vamos revelar a “vida e a intimidade” delas – como, afinal, todos nós gostamos de saber.

 

http://www.zenite.nu/

—————

Voltar