Esta curta-metragem , narrada pelo actor / director / produtor e vencedor do Óscar, Sir David Attenborough, destaca o papel que as florestas podem desempenhar no desenvolvimento nacional, numa economia mais verde e na mitigação das alterações climáticas.

05/06/2011 06:56


Esta curta-metragem , narrada pelo actor / director / produtor e vencedor do Óscar, Sir David Attenborough, destaca o papel que as florestas podem desempenhar no desenvolvimento nacional, numa economia mais verde e na mitigação das alterações climáticas. Esta animação também analisa a situação actual e algumas soluções de transformação.
https://www.unep.org/forests
https://www.unep.org/wed

Índia é nomeada sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011  


WED-LOGO-2011-PT_WEB
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED, no dia 5 de junho de 2011.
O tema deste ano, “Florestas: a Natureza a seu Serviço“, ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.
A Índia é um país com cerca de 1,2 bilhão de pessoas e boa parte delas exerce forte pressão sobre as florestas. Isso ocorre principalmente nas áreas densamente povoadas, onde as pessoas cultivam nas margens das florestas e onde as áreas de pastagem contribuem para a desertificação.
Tendo em vista a grande demanda socioeconômica sobre as florestas, o governo indiano encontrou algumas soluções de como estabelecer um sistema de plantio de árvores para combater a degradação dos solos e a desertificação.
No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar o manejo florestal, a proteção de áreas verdes e mananciais.
Sobre a escolha da Índia como o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011, Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, explica: “Em aproximadamente 40 anos de história do WED, as cidades e comunidades da Índia encontraram-se entre as mais proativas, com um número incalculável de eventos a cada ano em todo o país “.
Esse fato é reiterado pela implementação do Fundo de Energia Limpa em seu orçamento nacional. Ele fornece subsídios para a tecnologia verde, base para o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece metas específicas sobre questões como a eficiência energética e o fortalecimento de

Continue a ler Animação da semana: Florestas: a Natureza ao seu Serviço – para o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) João Soares @ BioTerra Categorias: alterações climáticas, Ciência Geral, consumismo, Educação Ambiental, floresta

 

—————

Voltar