Como funciona a asa do avião?

27/11/2011 18:00

Como funciona a asa do avião?

 
Quando eu estava no ensino fundamental minha professora pediu que a sala entregasse um trabalho sobre os meios de transportes. Meu trabalho foi sobre o avião. Foi uma experiência marcante porque eu nunca tive curiosidade sobre o assunto e, foi então que descobri como funcionavam as asas do avião.
 
Bem, não vou mais ficar enrolando porque vocês também querem saber. A asa do avião é a grande responsável pelo seu “vôo”. Mas para entender o seu funcionamento temos que lembrar o Princípio de Bernoulli: Onde a velocidade do fluído é menor a pressão é mais alta e, onde a velocidade do fluído é maior a pressão é menor.

 
Para entender como este princípio aplica-se a asa do avião, devemos observar o formato da asa:
 

 
 
O avião joga o ar para trás através das turbinas ou hélices exercendo uma força chamada de arrasto, surge então uma força contrária chamada impulso ou tração. A força de tração dá o primeiro impulso ao avião que se desloca para frente.
 
O formato da asa faz com que o ar que passe por cima dela tenha uma velocidade maior que o ar que passa embaixo dela. Isso acontece porque a parte de cima é curva, aumentando a distância percorrida pelo ar e conseqüentemente sua velocidade. Utilizando o princípio de Bernoulli temos que, sendo a velocidade do ar (fluido) maior na parte de cima da asa a pressão é menor, e na parte de baixo, como a velocidade do ar é menor a pressão é maior. Desta diferença de pressão surge a força de sustentação do avião.
 
Quando a força de sustentação do avião atinge valor maior que o da força peso ele decola e se mantêm no ar.
 
Observe a animação:
 

 

—————

Voltar